Presidente solicita ao Governador que escolha o procurador mais votado na eleição
O presidente da ATMP - Associação Tocantinense do Ministério Público, procurador João Rodrigues, acompanhou a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva, na manhã desta segunda-feira, 20, ao Palácio Araguaía, para entregar ao Governador do Estado, Sandoval Cardoso, a lista tríplice destinada à escolha do próximo Procurador-Geral de Justiça.
Na oportunidade, o presidente entregou também um documento solicitando ao chefe do poder executivo que nomeia o Procurador de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira, como novo procurador-geral pelo mérito da expressiva votação que teve na eleição realizada na última sexta-feira, 17, quando os membros do Ministério Público Estadual (MPE) definiram, por maioria como o candidato mais votado, recebendo 89 votos.
Para Rodrigues com a escolha do mais votado pelos membros, o Governo dará mostras do caráter democrático da gestão, além de respeitar a vontade da classe. “Na condição de presidente da associação classista do Ministério Público, tenho a responsabilidade de lutar pela escolha da maioria dos membros na qual represento”, afirmou.
O procurador Clenan Renaut disse estar surpreso e satisfeito com essa votação que recebeu. “Por ter sido Procurador-Geral de Justiça por duas vezes, sinto que minhas administrações corresponderam às expectativas dos membros e da sociedade. Parabenizo meus colegas Marco Antônio e Demóstenes pela campanha respeitosa. Somos todos filhos desta casa”, disse Clenan.
José Demóstenes de Abreu ficou na segunda colocação, com 54 votos, seguido por Marco Antônio Alves Bezerra, com 43. Puderam votar os procuradores e promotores de justiça ativos, que totalizam 117 eleitores habilitados. Todos os habilitados a votar nesta eleição exerceram seu direito, totalizando 100% de participação.
Em posse da lista tríplice com os nomes dos procuradores e a solicitação do presidente da ATMP, o Governador do Estado, anunciou durante audiência que a escolha do Governo não podia ser diferente da opção da maioria dos membros do Ministério Público, sendo assim próximo Procurador-Geral de Justiça que será nomeado é Clenan Renaut. O prazo para que proceda à nomeação é de até 15 dias.