24/04/2012 10:00:00

Edson Azambuja fala sobre PEC 37 em entrevista na Rádio CBN

Em entrevista, ao vivo, à Rádio CBN Tocantins, na manhã desta terça-feira, 24, o Presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Edson Azambuja, falou sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que tramita na Câmara Federal, em Brasília (DF), e que visa acrescentar o § 10 ao Art. 144 da Constituição Federal para definir a competência para a investigação criminal pelas polícias Federal e Civil dos Estados e do Distrito Federal, retirando do Ministério Público o poder de investigação.

Ouvir entrevista

Segundo lembrou Azambuja durante entrevista, essa proposta, que já está sendo chamada de PEC da impunidade, vai retirar o poder investigatório conferido ao MP pela Constituição Federal. “Não concordamos com essa PEC. O que está por trás disso é um verdadeiro jogo de interesses”, ressaltou o Presidente da ATMP, deixando uma pergunta no ar: “A quem interessa que o MP seja proibido de investigar? Essa é a grande pergunta.”

De acordo com Azambuja, está por trás disso a bancada da polícia no Congresso. “E os promotores estão no Congresso defendendo não os interesses do MP, mas os interesses da sociedade”, enfatizou.


AUDIÊNCIA
Nessa quarta-feira, 25, Edson Azambuja estará em Brasília, onde participará de uma audiência pública, juntamente com o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., e demais representantes do MP de todo o País, para defender o direito do MP de continuar investigando. A audiência pública acontece às 14h30, na Câmara. Uma campanha nacional está sendo organizada pela CONAMP, revelou.

Azambuja ainda falou como são realizadas as investigações pelo MP. Sobre a tramitação da PEC, ponderou: “Estamos abertos ao diálogo e queremos que haja uma ampla discussão com a sociedade, que é quem será diretamente atingida”, destacou.