Presidente da ATMP prestigia solenidade de posse de promotor no cargo de secretário de Estado
O Presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Edson Azambuja, prestigiou, na tarde dessa quinta-feira, 08, a solenidade de posse do Promotor de Justiça Nilomar dos Santos Farias no cargo de secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos. Também estavam presentes ao evento, que aconteceu no Palácio Araguaia, o Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira; o Corregedor Geral do Ministério Público; o Procurador de Justiça João Rodrigues Filho; os Procuradores de Justiça José Maria da Silva Júnior e Marco Antônio Bezerra; e os Promotores de Justiça Célio Sousa Rocha, Kátia Chaves Gallieta e Fábio Lang, além de servidores do Ministério Público Estadual (MPE).
O novo secretário de Justiça e Direitos Humanos, que desde 1999 coordenava o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), se afasta temporariamente de suas atividades no MPE, após 19 anos de atuação junto à instituição.
Ele foi autorizado a assumir o cargo no Governo pelo Conselho Superior do MPE, com base na Resolução nº 72 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que está em desde 2011. Durante posse, explicou que sua atuação à frente da pasta será pautada pelo foco nas questões sociais. Mas como primeira atividade, pretende fazer um diagnóstico na Secretaria e depois tentar resolver problemas relacionados ao sistema prisional.
O Presidente da ATMP parabenizou pessoalmente o novo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, desejando-lhe pleno êxito na nova missão. “O eminente Promotor de Justiça é uma pessoa honrada, dedicada e cumpridora de seus deveres constitucionais e legais", enfatizou Edson Azambuja.
Perfil
Nilomar dos Santos Farias é tocantinense de Arraias, graduado em História e Direito pela Universidade Católica de Goiás e especialista em Direito Penal, Processo Penal e Constitucional pela Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás. É Promotor de Justiça desde 1993, já tendo atuado como Promotor de Justiça Assessor Especial na gestão dos Procuradores Justiça Omar José de Almeida Júnior e Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa à frente da Procuradoria Geral. Antes de assumir a secretaria, atuou com Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). (Com informações da Secom/TO e Ascom/MPE)