Curso de tiro é realizado para 1ª turma
Começou na manhã desta sexta-feira, 19, na Academia da Polícia Civil, localizada à 804 Sul (Arse 81), o curso de tiro promovido pela Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP). Dessa primeira turma participam aproximadamente 15 associados, entre Promotores e Procuradores de Justiça.
A abertura do curso foi feita pelo Presidente da ATMP, Edson Azambuja, que na oportunidade deu as boas-vindas aos colegas e falou um pouco da dificuldade encontrada pela associação para realização do treinamento. Além disso, ele ressaltou a principal finalidade do curso, que visa atender aos requisitos do Decreto de Lei Nº 5.123/2004, da Presidência da Republica, que em seu artigo 12 estabelece como um dos critérios para aquisição de arma de fogo a comprovação da capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestada em laudo conclusivo fornecido por psicólogo do quadro da Polícia Federal ou por instituições credenciadas. Outra importância do treinamento é que permitirá o desenvolvimento de habilidades, como agilidade, equilíbrio e segurança, ao aluno.
O curso é ministrado pelos instrutores César de Souza Ultra e Márcio Gavioli, que já têm bastante experiência na área, sendo credenciados pelo Ministério da Justiça. Nesta sexta-feira estão sendo realizadas aulas teóricas e no sábado, 20, as aulas práticas ocorrerão no Clube de Tiro de Palmas, localizado na saída para Aparecida do Rio Negro.
Os participantes terão ainda que passar por um teste psicológico, como estabelece a lei federal. Ao final, os participantes receberão certificado para registro de porte de arma e habilitação para Polícia Federal, responsável pela autorização de aquisição de porte de arma.
No próximo fim de semana, dias 26 e 27, o curso será ministrado para uma 2ª turma, que contará com 16 inscritos.